Sistema de Avaliação

A avaliação é sistemática, contínua e cumulativa. Contempla os conteúdos procedimentais e conceituais expressos em notas de 0 (zero) a 10 (dez) e graduadas de 5 (cinco) em 5 (cinco) décimos.

Contempla ainda os conteúdos atitudinais.

Conteúdos atitudinais – referem-se ao ser e conviver – São avaliados a partir de critérios: portar agenda e todo material, manifestar-se e ouvir em momentos adequados, trabalhar em grupo respeitando diferentes ideias e sentimentos dos colegas, apresentar lições e trabalhos pontualmente, participar e se envolver nas atividades diárias, entre outros, sem valor de nota.

Conteúdos procedimentais (valor 10,0) – referem-se ao fazer – São avaliados por meio de lições, trabalhos, produção de textos, apresentações, listas de exercícios, seminário… Pequenas avaliações ao final de cada assunto estudado.

Conteúdos conceituais (valor 10,0) – referem-se ao conhecer – São avaliados por meio de provas escritas, ao longo dos trimestres, conforme descrição:

  • 1º ano: avaliação contínua.
  • 2º ano: avaliação contínua e avaliação formal de Português e Matemática e gradativamente de todas as disciplinas.
  • 3º ano: avaliação contínua e formal escrita (parcial e ampliada) de todas as disciplinas seguindo calendário. As avalições parciais acontecem “no meio do trimestre” a fim de verificar os conteúdos trabalhados nesse período e segue calendário específico. No final do trimestre acontecem as avaliações ampliadas que avaliam o conteúdo trabalhado em todo o trimestre.
  • 4º ano: Avaliação escrita, em forma de rodízio, toda semana.
  • 5º ano:
    • Avaliação parcial: acontece quinzenalmente por disciplina, com valor de 5,0 cada uma, num total de 2 avaliações ao longo do trimestre. Nesta avaliação é escolhido um exercício das lições para casa que foi corrigido pelo professor. Tal avaliação formal é escrita, avalia o conteúdo trabalhado no período e / ou requisitos necessários e segue calendário elaborado para esse fim.

      Avaliação teste: realizada no final do trimestre, revisita os conteúdos já avaliados nas avaliações parciais assim como aqueles trabalhados no final do período.

  • 6º, 7º, 8º e 9º anos:
    • Avaliação parcial: acontece quinzenalmente por disciplina, com valor de 2,5 cada uma, num total de 4 avaliações ao longo do trimestre. Nesta avaliação é escolhido um exercício das lições para casa que foi corrigido pelo professor. Tal avaliação formal é escrita, avalia o conteúdo trabalhado no período e / ou requisitos necessários. Segue calendário elaborado para esse fim.
  • Avaliação teste: realizada no final do trimestre, revisita os conteúdos já avaliados nas avaliações parciais assim como aqueles trabalhados no final do período.