Fundamental I – 1º – 5º

“A Inteligência Emocional somada a boas escolas é responsável por 80 a 90% do sucesso de uma pessoa na vida” – Goleman D.

A formação de cidadãos bem-sucedidos depende não só de uma formação acadêmica impecável, mas também, da perfeita estruturação emocional das crianças desde pequenas.

Assim, o trabalho com os alunos de 1º ao 5º ano é baseado nos PCNs e na importante relação de confiança entre professor e aluno. As propostas são construídas junto a classe e a realidade de cada aluno provocando o interesse e a curiosidade em aprender mais.

O conteúdo é transversal e a aprendizagem ocorre de forma prazerosa e gradual. O trabalho com a Alfabetização Emocional feito pelos professores no dia-a-dia favorece o autoconhecimento, o pensamento reflexivo, a crítica, a responsabilidade e os valores essenciais como solidariedade, empatia, autonomia, ética e cidadania.

A proposta didática do UNO Ensino Fundamental 1 estimula o aluno a pensar e aprender a partir de suas próprias vivencias e ações. Está alinhada ao Ensino Fundamental de 9 anos e propicia o avanço continuo na ampliação de conhecimentos.

O aluno é agente da construção do seu conhecimento.

Baseando-se em um conceito de alfabetização e letramento que valoriza as experiências e as ações da criança e, respeita seu modo de pensar, o conteúdo tem por objetivo promover a aprendizagem das várias áreas do conhecimento e desenvolver as habilidades do aluno para que ele seja agente da construção do seu conhecimento. Destaca-se pela ênfase no domínio da linguagem e pela educação em valores.